Seja bem vindo!





Seja bem vindo!

Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.

Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Um abraço



Maria



domingo, 27 de janeiro de 2013

Lançamento de livro

É com grande prazer que anuncio o lançamento do livro A escola contemporânea e os novos desafios aos educadores, organizado pela professora Luciana Maria Caetano e publicado pela Editora Paulinas. Nele apresento um dos capítulos entitulado " FAMÍLIA, FILHOS E CONSUMO, RELAÇÃO EQUILIBRADA? ".

O principal objetivo deste livro é levar o leitor a refletir sobre temáticas que os autores, docentes de diversas universidades do Brasil, compreendem como novos desafios ao educador na escola atual, tendo como referencial teórico os estudos de Jean Piaget sobre a epistemologia genética e o desenvolvimento humano.
Luciana Maria Caetano discute a questão do respeito nas relações interpessoais na escola e na família;
Betânia Alves Veiga Dell Agli escreve acerca da vontade como regulador afetivo, pensando na ausência de interesse, envolvimento e atenção nas aulas;
Heloisa Helena Genovese de Oliveira Garcia trata da construção de relações cooperativas pensando em boas intervenções do professor partindo de atividades lúdicas;
Maria A. Belintane Fermiano reflete sobre o problema do consumismo que ronda filhos, famílias e chega às escolas transformando-as em objeto de mercado;
Fernando Augusto Bentes de Souza disserta sobre o amor - a principal virtude na profissão de educador;
e Solange Franci Raimundo Yaegashi aborda o desafio da promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos discutido à luz das dificuldades de aprendizagens.
A intenção é contribuir com a formação e a reflexão de estudantes de Pedagogia, de professores e demais interessados, apresentando os resultados das pesquisas relacionadas a aspectos cognitivos, afetivos, morais e sociais de crianças e jovens, de maneira bastante acessível, para que a leitura seja a um só tempo, enriquecedora, formativa e incentivadora de transformações do agir docente, bem como fonte de novas ideias e novos questionamentos.

Um comentário:

  1. O consumismo é latente, também, na Educação Infantil, meu maior susto foi quando - em escola de periferia - apareceram no "dia do brinquedo" sete laptops da Xuxa... Isto para não falar da coleção de mochilas e crianças maquiadas chegando como adultos à festas, incluindo nos ítens escolares básicos maquiagens e acessórios (meninas) e óculos escuros, falsos brincos e tatuagens (meninos)... Me pergunto se a infância foi engolida pelo consumo, pela adultização, com a professora usando tênis e a criança salto alto...
    Amélia Barbosa - Professora de Educação Infantil

    ResponderExcluir