Lembro da promoção da Parmalat com os bichinhos de pelúcia. Foi uma febre. Eram encantadores e arrasaram. Muitas pessoas (não eram apenas crianças) queriam a coleção toda e havia um custo para isso. Digam-me: O que aconteceu com esses bichinhos depois de um tempo? Lixo? Foram doados? Você tornou-se melhor por tê-los?
Bem, agora temos a promoção da Bauduco nos mesmos moldes. Há balcões expondo toda coleção nos supermercados para que sejam vistos e seja criada a NECESSIDADE de tê-los. Esse é o momento para ser racional. Ter tais bichinhos significa acrescentar absolutamente NADA na vida de uma criança. Explique para a criança o objetivo da campanha, conte com ela quantos brinquedos ela tem e questione se há necessidade de mais um! Quanto tempo será que ela não brinca com aquele brinquedo que custou tão caro e agora está guardado? Esse é o momento de fazer tais questionamentos. Enquanto isso, o Instituto Alana denuncia esse tipo de propaganda abusiva. Leia a reportagem e colabore com ações como as sugeridas.
O mundo globalizado exige novas alfabetizações. As crianças têm sido o foco da TV e propagandas. Elas ainda não se encontram preparadas para resistirem a tantas solicitações. Elas tudo querem comprar e ter. Como auxiliá-las não serem manipuladas? Por outro lado, os mesmos questionamentos podem ser feitos para a família. Ela consegue se organizar economicamente? Realiza orçamento e planejamento doméstico? Seus filhos participam desse processo? Estamos diante de novos desafios.
Seja bem vindo!
Seja bem vindo!
Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.
Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!
Um abraço
Maria