No link http://www.upworthy.com/dear-homies-who-say-health-is-just-about-the-choices-you-make-i-present-to-you-reality?c=tkp1
é possível ver uma interessante comparação que é feita sobre as estratégias de persuasão que duas grandes redes de Fast- Food utilizam para cativar seus pequenos clientes. Basicamente elas:
1) miram as crianças;
2) associam felicidade com o ato de comer;
3) 79% delas apresentam peças publicitárias em 4 grandes canais de TV, especialmente Cartoon;
5) Investem pesado na marca para influenciar as crianças;
6) As propagandas enfatizam o prêmio que vem com o lanche;
7) Os prêmios são: brinquedos, personagens do cinema, filmes. A publicidade para adultos sobre o lanche enfatiza: o sabor, tamanho da porção e preço.
Não há problema algum em comer um lanche. Mas, quando orientamos as crianças sobre o que está acontecendo, damos condições para que ela reflita sobre o assunto para que possa recusar ser engada.
O mundo globalizado exige novas alfabetizações. As crianças têm sido o foco da TV e propagandas. Elas ainda não se encontram preparadas para resistirem a tantas solicitações. Elas tudo querem comprar e ter. Como auxiliá-las não serem manipuladas? Por outro lado, os mesmos questionamentos podem ser feitos para a família. Ela consegue se organizar economicamente? Realiza orçamento e planejamento doméstico? Seus filhos participam desse processo? Estamos diante de novos desafios.
Seja bem vindo!
Seja bem vindo!
Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.
Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!
Um abraço
Maria