Seja bem vindo!





Seja bem vindo!

Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.

Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Um abraço



Maria



segunda-feira, 15 de abril de 2013

E quando meu filho faz um berreiro na frente dos outros?

Essa é uma pergunta comum. Os pais se sentem constrangidos demais diante dessa situação. Pudera!
Colocam sua autoridade em questão.
Para evitar essas situações, em primeiro lugar, é sempre bom conversar com o filho o que será comprado no supermercado antes de sair de casa.
Os pais podem ou não permitir que o filho escolha algo para comprar. Porque podem "não permitir"? Porque não deve ser regra comprar algo sempre que sai de casa.
Se os pais permitirem que o filho compre algo, deve estabelecer a quantidade e o preço, por exemplo, um produto, até R$5,00.
É bom evitar dizer que não vamos comprar "porque hoje não tem dinheiro" (a menos que isso seja verdade). Sugiro: Não vamos comprar porque não precisamos disso agora.
Esse tipo de comportamento auxilia a evitar os escândalos. E com persistência dos pais, o filho vai entendendo.
Mas e se ele se jogou no chão, etc.?? Bem, você pode chegar bem pertinho dele e dizer firmemente: "Você vai levantar sozinho ou quer ajuda?" Ou "Desse jeito é impossível conversarmos sobre o que você quer" Ou "Não consigo entender o que está acontecendo com esse berreiro todo". Se o filho já conhece seu ponto fraco, não vai ser fácil. Mas, essa atitude costuma ser um "elemento surpresa" para o filho porque foge do padrão de comportamento daquilo que os pais normalmente fazem.
Se for preciso, pegue seu filho no colo e saia do supermercado. Tenha calma em esperar até que ele fique tranquilo sem ameçá-lo com palavras. Depois explique que não dessa maneira que se resolve o problema, que você entende que ele queira um montão de coisas gostosas, mas que hoje não será possível. 
Evite dizer palavras que procuram desculpar a situação para que as pessoas ouçam: "Não foi assim que te eduquei". "Você vai ver quando chegarmos em casa". Os pais falam isso porque estão morrendo de vergonha porque não conseguem controlar a situação. E para ser mais rápido, compram o que o filho quer e saem rapidinho do supermercado.
Isso é alimentar negativamente o comportamento.
Evite dizer palavras que procuram desculpar a situação na qual você se encontra para que as pessoas ouçam: "Não foi assim que te eduquei". "Você vai ver quando chegarmos em casa".
Os pais falam isso porque estão morrendo de vergonha porque não conseguem controlar a situação. E para ser mais rápido, compram o que o filho quer e saem rapidinho do supermercado.
Isso é alimentar negativamente o comportamento.
Respire fundo, sua coerência vai fazer diferença na vida de seu filho!