Seja bem vindo!





Seja bem vindo!

Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.

Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Um abraço



Maria



domingo, 3 de abril de 2011

Criança, solidão e família

Quem disse que criança não sente solidão? Esse é um sentimento que pode trazer muita dor para os nossos pequenos. Eu fiz, com a ajuda de algumas amigas, um levantamento simples com 122 pré-adolescentes de 9 a 11 anos.
30% afirma sentir solidão. Os motivos são: falta de atenção da mãe e da família; não possuem amigos e ficam sozinhos. Para combater essa solidão eles usam algumas estratégias: vão para o computador, acessam redes sociais de relacionamento, buscam alguém para conversar, dormem.
Os outros 70% que informam não sentir solidão apresentam motivos opostos, ou seja, sabem que são amados pela família; recebem atenção da família e de outros adultos; possuem amigos; não ficam sozinhos.
Independente da idade, todo mundo precisa de atenção em algum momento. Nenhuma criança disse que precisava de presentes para se sentir bem. Aquelas que fazem parte do 70% também não informaram que se sentem amadas porque são recompensadas materialmente.
Proporcionar felicidade para os filhos requer tempo para acariciar, conversar e amar.