Nele, tivemos o prazer de conhecer as italianas Ana Berti e Ana Bombi, que pesquisaram sobre como se desenvolvem as noção econômicas de crianças sob a perspectiva piagetiana.
As pesquisas sobre socialização econômica têm tomado uma dimensão muito interessante e alargam-se cada vez mais as fronteiras das temáticas que envolvem crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
Abaixo, apresento o resumo da pesquisa.
Torna-se cada vez mais comum ver que
crianças, pré-adolescente e adolescentes são tratados como clientes pelo
mercado, isso se deve ao crescente empoderamento, tanto financeiro, pois eles
possuem dinheiro para seus gastos, como de opinião, pois influenciam colegas e
a família nas compras. A pesquisa apresentada nesse artigo delineou-se a partir
dessa realidade e teve como objetivo analisar 505 estudantes entre 10 a 14
anos, pertencentes a os níveis socioeconômico baixo, médio e alto de uma região
multifinanceira do estado de São Paulo/Brasil. Utilizou-se um questionário
estruturado que aborda o consumo televisivo e uso do dinheiro. São apresentadas
8 das 14 questões do instrumento. A pesquisa possui um desenho descritivo
comparativo transversal, com análise qualitativa e quantitativa. Os dados foram
tabulados pelo programa estatístico SPSS, versão 13.0. Foi realizada uma
análise exploratória para identificar as variáveis de controle e uma análise
descritiva com apresentação de frequências absoluta e relativa para as
variáveis categóricas. O nível de significância para os testes estatísticas foi
de 5%, p=0,05. As proporções foram comparadas pelo Qui-Quadrado, e para a
comparação de medidas contínuas ou ordenáveis entre os grupos foi utilizado o
teste de Kruskal-Wallis. Os dados demonstram que os participantes recebem
dinheiro de seus pais, compram quase sempre os mesmos item, decidem sozinhos a
respeito de suas compras, solicitam os mesmos itens como presente, sabem
procurar informações sobre o que desejam comprar, assistem aos comerciais e
lembram-se daqueles relacionados com entretenimento e bebidas.
Keywords: consumo, dinheiro,
socialização econômica, educação econômica, adolescentes, pré-adolescentes