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Maria



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Crianças, adolescentes e consumo

Eu e minha amiga Sonia Bessa, tivemos o prazer de termos nossa pesquisa sobre adolescentes e a utilização do dinheiro no Congresso CTC 2012, que aconteceu na Itália nesse mês de dezembro.


Nele, tivemos o prazer de conhecer as italianas Ana Berti e Ana Bombi, que pesquisaram sobre como se desenvolvem as noção econômicas de crianças sob a perspectiva piagetiana.


As pesquisas sobre socialização econômica têm tomado uma dimensão muito interessante e alargam-se cada vez mais as fronteiras das temáticas que envolvem crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
Abaixo, apresento o resumo da pesquisa.
Torna-se cada vez mais comum ver que crianças, pré-adolescente e adolescentes são tratados como clientes pelo mercado, isso se deve ao crescente empoderamento, tanto financeiro, pois eles possuem dinheiro para seus gastos, como de opinião, pois influenciam colegas e a família nas compras. A pesquisa apresentada nesse artigo delineou-se a partir dessa realidade e teve como objetivo analisar 505 estudantes entre 10 a 14 anos, pertencentes a os níveis socioeconômico baixo, médio e alto de uma região multifinanceira do estado de São Paulo/Brasil. Utilizou-se um questionário estruturado que aborda o consumo televisivo e uso do dinheiro. São apresentadas 8 das 14 questões do instrumento. A pesquisa possui um desenho descritivo comparativo transversal, com análise qualitativa e quantitativa. Os dados foram tabulados pelo programa estatístico SPSS, versão 13.0. Foi realizada uma análise exploratória para identificar as variáveis de controle e uma análise descritiva com apresentação de frequências absoluta e relativa para as variáveis categóricas. O nível de significância para os testes estatísticas foi de 5%, p=0,05. As proporções foram comparadas pelo Qui-Quadrado, e para a comparação de medidas contínuas ou ordenáveis entre os grupos foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Os dados demonstram que os participantes recebem dinheiro de seus pais, compram quase sempre os mesmos item, decidem sozinhos a respeito de suas compras, solicitam os mesmos itens como presente, sabem procurar informações sobre o que desejam comprar, assistem aos comerciais e lembram-se daqueles relacionados com entretenimento e bebidas.
Keywords: consumo, dinheiro, socialização econômica, educação econômica, adolescentes, pré-adolescentes