Seja bem vindo!





Seja bem vindo!

Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.

Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Um abraço



Maria



quarta-feira, 19 de março de 2014

O que ganhamos quando a televisão saiu de cena.

Achei muito interessante a experiência relatada por uma mãe sobre os filhos não assistirem TV durante a semana.
Destaco os seguintes aspectos do relato (para quem quiser ler na íntegra, o link é http://antesqueelescrescam.com/2014/02/10/o-que-nos-ganhamos-quando-a-televisao-saiu-de-cena/)

O professor alertou aos pais para que as crianças assistissem TV apenas nos finais de semana. Porque o cérebro da criança precisa do sono para assimilar o aprendizado. Se durante o dia, houve o estímulo da televisão com suas cores, informações, sons, imagens e mensagens muito fortes, o cérebro vai usar a noite para assimilar isto, não o aprendizado da escola.

A mãe realmente constatou isso.

3º  Após 6 meses, ela está muito mais cansada, mas eles ficaram mais calmos e agora têm tempo para brincar. Aqueles brinquedos no armário não são mais meras peças decorativas.

4º  A mãe estabeleceu uma rotina. Por exemplo:
- de 2 às 4 brincar livre. (E eles que se virem para achar graça em alguma coisa, se for para ficar com tédio, fica. Que problema tem isso?) De 4 às 4:30, lanche. 
de 4:30 às 5:30 colorir, pintar, desenhar, fazer um cartão para a vovó, fazer biscoito, enfim trabalhar com as mãos. 
- depois é banho, jantar e história para dormir. (Sim, sem a tv, o sono chega mais cedo) 
- A rotina pode variar: Segunda e quarta de 2 às 4 é dia de passeio. Pode ser com a babá ou avó, não importa. O que importa é a rotina. Você verá que eles poderão ajudar em pequenas tarefas domésticas.
Criança adora sentir que não está “solta”. 

A maioria das coisas que passa na TV é inadequado para as crianças. Excesso de barulho, excesso de efeitos especiais, excesso de gírias, ironia, muitas vezes excesso de bullying e excesso de publicidade.
Acredite. Sua vida vai mudar muito quando a televisão deixar de ser a protagonista da história da sua casa. As crianças param de pedir o tempo inteiro para você comprar o que viram ali e a imaginação volta para o lugar onde precisa estar: dentro delas.