Seja bem vindo!





Seja bem vindo!

Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.

Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Um abraço



Maria



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conselhos descolados de um pré-adolescente sobre afetividade - Parte I

Qualquer fase que nossos filhos e alunos iniciam é difícil. Temos que reaprender o que é ser uma criança, um pré-adolescente, um adolescente. Isso significa que o aprendizado faz parte da nossa vida o tempo todo e o desafio em sermos professores e pais mais ainda.
Na fase da pré-adolescência, julgo ser importante estarmos atentos às transformações físicas, psicológicas e sociais que meninos e meninas passam. Inicia-se o jogo de exercício para serem socialmente aceitos, a conviência com o sexo oposto e a construção de estratégias de aproximação.
O garoto ou garota desinibido podem exceder em algumas ações e apresentar alguns comportamentos que, às vezes, são considerados por pais e professores inapropriados: gritar, abraçar com muita intimidade, expor o corpo em demasia, etc.. O contrário também acontece, fechar-se em si mesmo porque não consegue agir no mesmo padrão de exposição do grupo, não consegue estabelecer conversa com o sexo oposto, não se solta. Não devemos julgar pois é difícil entender os sentimentos dos pré-adolescentes quando agem dessa ou daquela maneira.
É por isso que todos eles necessitam de um espaço para conversar sobre o pensam sobre as situações que vivenciam.
Para entendê-los um pouco melhor, apresentamos hoje, um novo amigo nesse blog, o Edu, um garoto de 13 anos, que cursa o 7º ano (ele repetiu um ano) e alguns conselhos e comentários descolados de um pré-adolescente sobre diversos assuntos.
O tema de hoje é garotas

- É difícil entender uma garota.
- As amigas são muito agitadas, fazem muitas brincadeiras. Há aquelas que você gosta e que são calmas.
- Coloque uma menina na frente de um cara que ela não gosta, ela fica agitadíssima. E se ela gostar do cara, fica mais calma. Isso porque dá vergonha e ela pensa muito no que vai falar para causar efeito, o duro é quando não sai nada. A gente fica com a sensação de ser um pateta.
- Nessas situações o garoto deve ficar na dele, observando e se manter tranquilo assim consegue entender as diferenças entre os dois tipos de meninas.
- A melhor estratégia para conviver com elas é descobrir o que elas gostam: música, seriados, filmes, bandas e ser divertido. Não dá para ser palhaço. Mas tem que ser agradável.

Com essa nova seção do blog abrimos um canal de comunicação para aqueles que querem entender esses seres maravilhosos e também para que qualquer pré-adolescente e adolescente entre em contato com o Edu troque ideias com ele.
Aguardem, estou à procura de uma menina descolada para conversar conosco.