Seja bem vindo!





Seja bem vindo!

Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.

Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Um abraço



Maria



sábado, 17 de dezembro de 2011

Crédito e endividamento

Apesar dos especialistas acharem que a elevação do endividamento dos brasileiros em relação ao ano passado não ser um fato alarmante, é bom lembrar que, se de modo geral, isso AINDA, não afeta a economia do país, com certeza afeta a saúde do orçamento doméstico.
Quanto se compromete o salário, incentivado pelo crédito fácil, as pessoas estão desconsiderando ou mesmo, sequer lembrando, das taxas de juros que pagam no cartão de crédito (em média, 240% ao ano), do cheque especial (180% ao ano), e das nada suaves prestações de 20 meses ou mais.
Não se iludam,pensem antes de gastar, verifiquem se realmente precisam daquele produto. Junto com o crédito vão-se os sonhos de uma reforma na casa, o dentista do filho, o plano médico, uma viagem (emenda de feriado)e outras coisas que podem ser importantes para você e sua família.Quem tem que cuidar bem do seu dinheiro é você.
Se acredita que mereça comprar algo porque trabalhou muito, não se iluda, vai ter trabalhar mais ainda para pagar seu capricho.O pensamento é justamente o inverso, ou seja, já que você se esforçou, acordou cedo, foi estudar à noite para melhorar de vida, tem mais é que valorizar o dinheiro que ganha porque ele é MUITO SUADO! E não gastar adoiado. Pense bem e resista!

2 comentários:

  1. Parabens Maria,

    isto é plenamente verdade as vezes nos esqueçemos da falsa realidade que vem por detrás destas facilidades ofertadas a nós trabalhadores, e muitas vezes até sabemos mas tampamos nossos olhos e fazemos loucuras por mero capricho, temos mesmo é que nos dar valor e esperar um pouquinho e comprar todas as nossas necessidades a vista!!!

    um grande beijo e parabens pela trajetoria de sucesso que vc merece....

    ResponderExcluir
  2. Pior mesmo é não poder consumir tanto quanto se queria porque é necessário guardar dinheiro pro IPVA, IPTU, Seguro de carro e Imposto de Renda. No meu caso, tenho que fazer uma poupança para pagar tudo isto de uma vez e ficar livre de dívidas- e como isto corta o coração!
    Feliz 2012, professora!

    ResponderExcluir