Seja bem vindo!





Seja bem vindo!

Garanto que vai gostar das informações sobre Educação Econômica e outras assuntos super atuais.

Não esqueça de se cadastrar para receber novas informações. Divulgue este blog para seus amigos. Suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Um abraço



Maria



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Caso real de solidariedade e honestidade

Bem, essa é uma história real. Aconteceu comigo. Viajei para um congresso de Psicologia na Universidade Estadual de Maringá, a UEM, no mínimo, havia, pelo menos, 1300 participantes. Local grande, bonito, arborizado. O local oferia o conforto esperado para um congresso, mas, tudo era bem longe.
Na segunda feira, fomos almoçar, eu e uma amiga, num restaurante "próximo" da Universidade. Era mais ou menos 12:30, pagamos o almoço e nos dirigimos às atividades do período da tarde. Minutos antes de minha apresentação,ou seja, próximo das 17 horas, observei que minha carteira havia sumido! Cartão de crédito e dinheiro! Imaginem o desespero, pois precisava de dinheiro para taxi, pagar hotel e alimentação. Eu não podia sair da sala por causa da apresentação e, minha amiga, gentilmente, foi à caça da carteira.
Ela procurou refazer o trajeto que háviamos andado. E, dirigiu-se para o Departamento de Psicologia, pois háviamos estado lá. Supresa! Ao questionar sobre a carteira, as funcionárias informaram que receberam a ligação de um rapaz, demonstrando preocupação por estar com uma carteira com cartões e dinheiro, do Instituto de Física. Ele procurava o dono de uma carteira perdida. (Não compreendi até agora como ele teve a brilhante ideia de ligar para esse Departamento). Minha amiga dirigiu-se ao Instituto e conversou com ele.
A princípio ele não estava disposto a entregar o objeto tão precioso, pois minha amiga não se lembrava do meu nome inteiro, mas, com mais alguns detalhes e a explicação de como ela chegou até ali, finalmente, a carteira chegou a mim(no finalzinho da apresentação). Peguei-a e, nem gesto automático, abri e, para minha supresa tudo estava intacto!
Bem, não deixei por menos, os participantes da sala em que eu estava tinham acompanhado o ocorrido. Fiz questão, que minha amiga relatasse o que ocorreu e acrescentei que não dera por falta de nada. No dia seguinte, em outra apresentação, relatei novamente o ocorrido.
Infelizmente, não pude conhecer pessoalmente as pessoas responsáveis pela devolução daquele objeto aventureiro.
Mas, a história não para aí.
Nos dias em que estive no congresso, não acessei e-mails, somente hoje de manhã, quando já estava em casa. Qual a minha surpresa, quando eu encontro um e-mail, com o seguinte texto:
Boa tarde professora!
Somos da secretaria de do Curso de Física da UEM.
Um de nossos professores encontrou sua carteira, com dinheiro e documentos,
perdida pelo Campus.
A carteira está aqui na secretaria (Bloco G56 sala 26).
Nosso telefone é (44)0000.0000
Falar com Lucas ou Mônica.

Consegui descobrir que, além do Lucas e da Mônica, houve um professor que encontrou a carteira. Elos de solidariedade e honestidade me envolveram, ajudando-me num momento difícil e aquecendo meu espírito de alegria e a certeza de que o ser humano é uma criatura maravilhosa e faz de pequenas ações exemplos inesquecíveis.
Fiz questão de relatar esse ocorrido porque somos bombardeados com informações da mídia sobre ações de pessoas que nos deixam revoltados.
O contrário também deve ser divulgado inúmeras vezes, para incentivar outras correntes do bem pois, há pessoas maravilhosas, que mesmo sem nos conhecer, nos ajudam em momentos difíceis.
Obrigada, de coração, pelo bem que fizeram à minha alma!
Com certeza vou imitá-los!

Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar com nós esta história de solidariedade, rara em nossos dias...
    É bom saber que existe pessoas preocupadas com o próximo, com o mundo, com a sociedade em que faz parte e que faz a diferença neste mundo tão eclético...
    Boas férias!!!!
    Priscila Fregate

    ResponderExcluir